I Conferência Municipal discute Igualdade Racial

DSC02397

A seção de incentivo á cultura da Secretaria de Governo da Prefeitura de Jacutinga realizou a I Conferência Municipal de Igualdade Racial de Jacutinga, na noite de sexta-feira, 28 de agosto, na Casa da Criança. O evento reuniu cerca de 80 pessoas.
Compareceram à cerimônia de abertura do evento o prefeito Melquíades de Araujo, o vice-prefeito Antonio Pereira de Carvalho, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dalmo Ribeiro Silva, o secretário municipal de Governo Newton José de Carvalho, os representantes do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Piracicaba/SP (Conepir) Acácio Godoy, Adilson Abreu e Adney Araújo e o representante da comunidade Sr. Sambeiro.
O prefeito Araújo fez a abertura do evento. Em seu discurso o prefeito enfatizou a importância da realização da Conferência e da necessidade de se combater o racismo e promover a igualdade racial.
Ainda durante a abertura os representantes do Conepir fizeram a entrega de três medalhas de honra ao prefeito Araujo, ao músico Tom Nascimento e ao Sr Sambeiro.
O evento contou com a palestra “O papel do governo municipal e da sociedade na promoção da Igualdade Racial” que foi ministrada pelo superintendente de Cultura do município de Santa Luzia/MG, Tom Nascimento. O palestrante que é músico renomado ainda brindou o público presente com a apresentação de suas músicas e foi muito aplaudido.
A Conferência teve as discussões pautadas no tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Foram reafirmados os compromissos, em âmbito municipal, das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.
Também foram eleitos 14 delegados para representação na Conferência Estadual de Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais.