.

Projeto Amigo das Águas tem início no município

17. 05. 17

Imagem satéliteO projeto Amigo das Águas teve início em abril deste ano e é uma ação da Prefeitura de Jacutinga de preservação do meio ambiente. O projeto visa aumentar a cobertura florestal nas sub-bacias hidrográficas, proteger todos os mananciais do município, garantir água de qualidade no município e difundir o conceito de manejo integrado de vegetação, solo e água.
A equipe técnica que está conduzindo o projeto é composta por Amarildo José da Silva, que é Gestor Ambiental e especialista em Georreferenciamento, e Giordano Batista Mianti, Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Ao todo serão plantadas 8.000 mudas de árvores nativas, sendo que o projeto teve início na sub-bacia da Água Espalhada, pois é de suma importância para o abastecimento dos Bairros do Coronel Rennó de Cima e de Baixo, Verde Vale e Monsenhor Viera.
No total, o projeto prevê a reconstrução de 140.000 m²(14 ha), sendo que área total reflorestada será de 95.000 m² (9,5 ha). Segundo Giordano Mianti “todas as espécies de árvores foram minuciosamente escolhidas levando em consideração a fauna e flora do município”.
O processo de restauração florestal já realizou o mapeamento da área, a negociação, o isolamento da área, o preparo do terreno (limpeza, controle de formigas, covas, hidrogel, irrigação) e o plantio das mudas. As próximas etapas incluem manutenção e monitoramento.
O projeto Amigo das Águas é uma iniciativa da secretaria de governo, desenvolvimento econômico, planejamento, agricultura, meio ambiente, turismo e cultura, através da coordenação de assuntos agropecuários.

subir

DESENVOLVEDOR