Secretário de Governo realiza visita técnica a ABPF

17. 05. 16

foto abrapO secretário de governo, desenvolvimento econômico, planejamento, agricultura, meio ambiente, turismo e cultura, Newton Jose de Carvalho (Niuzinho), realizou uma visita técnica a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) nos municípios de São Lourenço/MG, Soledade de Minas/MG e Cruzeiro/SP, passando ainda por Passa Quatro/MG.
A visita ocorreu nos dias 12 e 13 de maio e também contou com a presença da diretora de incentivo à cultura, Priscila Moraes, e do funcionário da seção de Turismo, Odval Bertolassi. Durante a visita, a equipe percorreu os 10kms de ferrovia que são utilizados para operação do Trem das Águas.
A visita técnica teve a finalidade de conhecer a estrutura da ABPF em São Lourenço/MG, onde está localizada a Regional Sul de Minas da Associação, responsável por operar o Trem das Águas. Para manter as operações ferroviárias, a ABPF possui no local uma oficina de locomotivas e carros, com estrutura completa de carpintaria onde são feitos todos os trabalhos em madeira necessários para toda a Regional, como confecção de novas cabines para locomotivas, reforma completa dos carros de passageiros, portas e janelas para as estações dentre outros.
Em Soledade de Minas/MG, o secretário e sua equipe conheceram a estação que, além de ser o destino do passeio, serve como ponto de apoio para os visitantes com infraestrutura oferecendo banheiros, áreas de descanso e um museu.
Já em Cruzeiro/SP a visita aconteceu na principal oficina de manutenção da ABPF, que é responsável pela reparação pesada de locomotivas a vapor e a diesel, utilizadas no Trem da Serra da Mantiqueira e no Trem das Águas. Esta oficina também ajuda outras regionais da ABPF na manutenção de seus trens, fornecendo peças e fabricando componentes.
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo, que é reconhecida como OSCIP – Organização Social de Interesse Público. A ABPF tem a missão de promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.

logo pref rodape
Paço Municipal