instagram-new-flat-128x128   facebook-icon24x24  

 


.

WhatsApp Image 2017-09-21 at 15.26.20

As empresas de Jacutinga que são ligadas ao turismo podem se cadastrar gratuitamente no CADASTUR, que é o cadastro do Ministério do Turismo, do Governo Federal.
O CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.
A seção de incentivo ao Turismo e à Cultura da Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal fará o inventário turístico deste ano e este cadastro prévio garante maior visibilidade e credibilidade às empresas.
O cadastro deve ser feito pelos responsáveis pelas empresas diretamente no site:
http://www.cadastur.turismo.gov.br

WhatsApp Image 2017-09-21 at 10.30.13

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. Para marcar a data o prefeito Melquíades de Araujo e o vice-prefeito Antonio Pereira de Carvalho plantaram uma árvore no jardim do Paço Municipal.
O secretário de governo Newton José de Carvalho e o vereador João Batista Lupinacci e alguns funcionários da Prefeitura acompanharam o plantio. Em breves palavras, o prefeito disse que representava naquele momento todos os cidadãos de Jacutinga. O prefeito plantou uma muda de pau-brasil, que é a árvore símbolo da região Sudeste.
O dia da árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Elas são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
O dia 21 de setembro deve ser visto também como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural.
A muda de pau-brasil foi cultivada no Viveiro Municipal de Plantas, da diretoria de incentivo à agricultura e meio ambiente, da Secretaria de Governo.

Anatel

A Prefeitura Municipal de Jacutinga comunica que só estão pegando 4 canais de televisão no município. São eles:

. GLOBO SÃO PAULO
. GLOBO MINAS
. TV APARECIDA
. REDE RECORD

A Anatel esteve na torre de transmissão de Jacutinga em 19 de setembro de 2017, quando lacrou os equipamentos e interrompeu o funcionamento de 4 estações, tirando do ar os canais:

. REDEMINAS /TV JACUTINGA
. BAND TV
. SBT
. REDE TV

Os aparelhos foram lacrados, por que nunca foram homologados junto a Anatel e o uso desses canais não estava autorizado.
Todos os esforços estão sendo feitos para normalizar a situação, mas não há uma data definida para esses canais voltarem.
Via antena parabólica e nas TVs Pagas, os canais estão funcionando normalmente. Estão fora do ar os canais transmitidos em antena normal.

Queimada

Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.

As queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os principais problemas ambientais enfrentados atualmente. Por isso, cada cidadão deve estar bem informado como prevenir das queimadas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção, as quais destacamos abaixo:
- Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
- Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.
- Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
- Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
- Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio), que é formada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Prefeitura Municipal e parceiros privados.
Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças. Seja sempre um amigo da natureza. Faça a coisa certa!

Fonte: http://www.bombeiros.mg.gov.br

Economize água


A Prefeitura Municipal, em função do período de estiagem, iniciou uma campanha na qual recomenda para a população não fazer queimadas e economizar água.
Para ajudar a população, a Prefeitura divulgou algumas dicas para se economizar água:
1. Periodicamente feche o registro e verifique se continua contando o relógio, para detectar vazamentos. Uma gota vazando por segundo são 30 litros de água desperdiçadas por dia;
2. Diminua o tempo debaixo do chuveiro
3. Aproveite a água da chuva, para lavar quintal, regar plantas, etc.
4.Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água;
5. Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário (todas fabricadas a partir de 2001 utilizam 6 litros de água). O vaso sanitário com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 15 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros;
6. Verifique a necessidade de reparos nos equipamentos hidro sanitários. Por exemplo; um vaso sanitário que continua vazando mesmo depois de esvaziar, e se o vazamento for muito grande, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano;
7. Reaproveite a água da máquina de lavar roupa;

8. Planeje as lavagens de roupa;
9. Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba, essa atitude pode economizar até 10 litros de água por cada uso;
10. Lave a louça de maneira consciente. Limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão antes de abrir a torneira. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxague. Utilize detergentes ecológicos, sem fosfato;
11. Regue o jardim a noite para evitar perdas por evaporação, e dê preferência aos regadores, em vez da mangueira;
12. Evite lavar o carro; quando for necessário, encha um balde de água e use uma esponja, assim poderá economizar até 300 litros de água. O ideal é não lavar o carro em época de estiagem;
13.Evite desperdiçar a água da piscina. Piscinas grandes devem ter a água tratada para evitar a troca, e devem ser cobertas com lona se não estiver em uso para evitar a evaporação.O aconselhado é manter a linha d’água 10 a 15cm abaixo do nível das margens para evitar transbordamento;
14. Não deixe transbordar a água da caixa d’água e sempre mantenha-a tampada;
15. Não jogue óleo de fritura na pia, um litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água e é muito nocivo ao meio ambiente.
Fonte: http://sustentarqui.com.br

subir

DESENVOLVEDOR